Ter banco de couro no carro representa luxo e requinte.

Início/Dicas/Ter banco de couro no carro representa luxo e requinte.

dezembro 15, 2021

Ter banco de couro no carro representa luxo e requinte.

614

Mas para manter o revestimento com aspecto de novo é preciso alguns cuidados.

No Norte e Nordeste, devido ao uso constante do ar-condicionado, o ideal é que a hidratação seja feita a cada dois meses. No Sudeste, o prazo aumenta para quatro meses, e, no Sul do país, de seis em seis. “O couro é como a pele humana, precisa tratar senão resseca”, afirma Saldanha.

A tonalidade do couro também influi no prazo de limpeza. Em revestimentos de cor clara, o ideal é que a limpeza seja semanal, já que até mesmo a roupa e objetos nos bolsos, como chaves, podem sujar o revestimento. No caso de um couro manchado só mesmo um profissional especializado será capaz de retirar as marcas. Se o revestimento não tiver nenhuma mancha, o serviço pode ser executado pelo próprio dono do carro, usando pano úmido com sabão ou detergente neutro. Para secar o revestimento, basta usar uma flanela.

Hidratação

A hidratação pode ser feita logo depois da limpeza. Saldanha diz que o ideal é o cliente usar um hidratante líquido para uma maior penetração no couro. “Se o hidrante for bem refinado, melhor será sua absorção pelos poros do couro”, afirma.  A retirada do excesso pode ser feita, em média, 40 minutos depois da aplicação. Entretanto, Saldanha diz que se o usuário estiver usando hidrante líquido e fizer a aplicação na parte da tarde e puder retirar o excesso pela manhã, mais aveludado o couro ficará.

Couro ecológico

Os cuidados com limpeza e hidratação seguem o mesmo padrão usado nos revestimentos de couro. Porém, Saldanha orienta que o dono do carro evite deixar o veículo muitas horas exposto ao sol, pois, diferente do natural, o revestimento sintético ressaca. Caso isso aconteça, ele vai quebrar todo.

Reparos

Tanto Vilela quanto Saldanha dizem que pequenos reparos podem ser feitos em peças com danos causados por cigarro ou esfoladas pelo uso. Como o revestimento é costurado em pedaços, muitas vezes pode se trocar somente a parte danificada. Porém, segundo Saldanha, em alguns casos, o melhor é trocar toda peça ao redor da danificada, pois, muitas vezes, de um lote para outro há diferença de tonalidade do couro. Ele diz que o mais caro é a mão de obra e nesse caso trocar toda a peça não faria tanta diferença no custo final do reparo.

Em alguns casos, se o dano for somente um pequeno arranhão, o reparo pode ser feito com pintura no local afetado sem ter que retirar a peça. Para que reparos assim sejam feitos, Saldanha explica o dano não pode passar da superfície da pigmentação. Esse serviço tem um valor mais em conta para o cliente.

Airbags laterais

Em modelos com airbags laterais dianteiros alojados no banco são necessários cuidados especiais na hora de reparar o revestimento. Por isso é bom sempre consultar o manual do veículo. Caso o guia não sane todas as dúvidas, o melhor é procurar uma concessionária autorizada para ter uma orientação profissional.

A Fiat, por exemplo, afirma que a remoção e a recolocação do side bag com cover plástico (aqueles que tem uma cobertura ressaltada) deverá ser realizada somente por profissionais de sua rede de concessionários. Já em bancos cujo side bag não tenha o cover plástico, o revestimento de couro nunca poderá ser reparado. A capa sempre deverá ser substituída somente por uma original, e a substituição deverá ser realizada na concessionária.

A mesma orientação é compartilhada pela japonesa Nissan. Os modelos Altima e o Sentra têm o side bag no encosto dos bancos. Assim como a Fiat o revestimento não pode ser reparado e deve ser trocado a capa completa por uma original. “Nos side bags sem o cover plástico existe uma “fragilização” proposital na zona de abertura do side bag para a deflagração correta da bolsa (tempo de abertura e direcionamento). Nesta região existe um controle eletrônico do número de pontos da costura além de um controle rígido das propriedades mecânicas do material da linha utilizada”, afirma a Nissan.

Os comentários não reproduz a opinião da empresa!

A SOS Placas possui qualidade e garantia de um atendimento rápido na fabricação e colocação de placas, basta que compareça em uma de  nossas lojas com o documento do veículo e o documento com foto do condutor do veículo (CNH). Falei com quem é experiente no mercado, há mais de 21 anos!

A SOS Despachante ajudará você a manter o documento de seu veículo em dia! Então, caso deseje transferir o veículo e/ou emplacar ele, conte com nossa empresa credenciada junto ao Detran! Conte com nosso Despachante e evite filas, maiores prejuízos e mantenha seu documento em dia. Entre em contato conosco, temos a possibilidade de parcelar em até 12x em seu Cartão de Crédito!

Procure-nos!

Whatsapp: (48) 99865-0070

Despachante no Estreito – Florianópolis pelo telefone: (48) 3039-1687

Fábrica de Placas no Estreito – Florianópolis pelo telefone: (48) 3248-6699

Santa Mônica – Florianópolis pelo telefone: (48) 3334-6699

e na Palhoça pelo telefone: (48) 3374-5005

Ligue para nós

Seg à Sex (8:00 – 18:00)

Despachante:

(48) 3039.1687

Santa Mônica Placas:

(48) 3334.6699

São José Placas:

(48) 99865.0109

Ou envie uma mensagem

Fale Conosco
Ir ao Topo